Tecnologia

CNH Digital: Veja as vantagens dessa novidade!

cnh digital facilidade para motoristasSe você é do tipo de pessoa que vive perdendo seus documentos, ou ainda fica esquecendo a versão impressão por todos os lugares onde você vai. Então é hora de você ficar feliz com a novidade para possui Carteira Nacional de Habilitação. É a CNH Digital, ela é uma versão da sua carteira de motorista, mas que você não precisa se preocupar se está dentro da sua bolsa ou carteira, pois estará na palma da sua mão pode meio do seu smartphone.

E se você quer saber mais sobre essa facilidade e onde ela já está valendo, continue lendo esse artigo que vamos contar tudo para você. Confira abaixo!

CNH Digital tem validade legal?

Sim, assim como a versão de papel, a CNH Digital será válida para quando você for para em blitz, precisar apresentar um documento com foto em estabelecimentos, ou qualquer outro motivo que você precisa apresentar a sua carteira de motorista. A única diferença é que você terá ela o tempo todo ao seu alcance no seu celular, de uma maneira muito mais fácil e sem correr risco de perder ou esquecer por ai.

Como vai funcionar?

A princípio a CNH Digital está em testes e por isso não são todos os Estados Brasileiros que já têm essa facilidade. Porém para ter a sua via digital é muito fácil, uma vez que todas as CNHs emitidas após maio de 2017 já vêm com um QR Code, dessa maneira apenas é preciso fazer um cadastro no site do Denatran e depois baixar o aplicativo, que já está disponível para IOS e Android.

Com o app instalado em seu celular, faça uma leitura do QR Code e depois será pedido uma autenticação digital. Pronto, depois desses passos você já tem a sua CNH Digital disponível em seu smartphone.

Quem tem CNH emitida antes de maio de 2017, pode solicitar uma nova via, que com o QR Code, porém é necessário pagar uma taxa de serviço, que varia de estado a estado, mas vai em média de R$ 41 reais a R$ 135 reais.

CNH de papel vai acabar?

Por enquanto a CNH de papel ainda está valendo, inclusive é preciso dela para poder fazer a versão digital. Porém, após os períodos de testes e se os resultados forem satisfatórios, o objetivo é ficar apenas com a versão digital do documento, uma vez que ele é bem mais prático e fácil para todo mundo.

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse artigo, nos deixe um comentário que responderemos assim que possível!

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *