Suplementos

Hormônio Masculino: Quais os efeitos? Saiba tudo aqui!

A testosterona é o hormônio que define as características sexuais masculinas no corpo humano, como o desenvolvimento dos testículos e da próstata, a produção de espermatozoides, o crescimento de pelos, dos ossos e também dos músculos. E por ter essa função de desenvolvimento muscular, o hormônio é ainda utilizado como esteroide anabolizante, tornando-se um aliado de quem busca o aumento da massa e da força.

Qual o principal?

Os homens possuem a testosterona em grande quantidade no organismo, mas o hormônio também é encontrado em pequenas doses no corpo feminino, sendo fundamental para ambos os sexos. No corpo masculino, ela é produzida pelos testículos e, na adolescência, atinge seu pico, o que faz com que os meninos comecem a ganhar as características de um homem adulto, como a voz mais grave, o aparecimento dos pelos e a capacidade de reprodução.

Hormônio Masculino nas mulheres

Nas mulheres, os ovários e as glândulas adrenais são os responsáveis por produzir a testosterona. Quando são registrados baixos níveis do hormônio no corpo feminino, surgem problemas como perda da libido, aumento da gordura corporal e perda de massa óssea.

Em homens e mulheres, a testosterona é também uma estimuladora da síntese de proteína, substância fundamental para o ganho de massa muscular, e, por isso, passou a ganhar a atenção de frequentadores de academia que desejam “crescer”.

Suplementos

O uso de suplementos sintéticos à base de testosterona, conhecidos como anabolizantes, não é recomendado por especialistas da área de saúde. Esses produtos são indicados apenas para pessoas que tenham algum tipo de disfunção em relação à produção do hormônio e sejam acompanhadas por médicos.

Entretanto, o mercado já dispõe de suplementos que ajudam a aumentar o índice de testosterona no organismo de forma natural. Eles são constituídos, principalmente, de zinco e magnésio. Alguns alimentos também dão uma forcinha a quem quer aumentar os níveis do hormônio naturalmente. Ostras, carnes e cereais integrais, por exemplo, são ricos em zinco, enquanto que folhas verde-escuras, banana e abacate contêm grande concentração de magnésio. Fazer atividades com peso na academia, dormir bem, não fumar, não ingerir bebidas alcóolicas em excesso e manter o peso equilibrado também são atitudes recomendadas.

Como aumentar hormônio Masculino naturalmente

E para quem quer potencializar os resultados na academia, a testosterona oferece outro benefício. Ela faz com que o cortisol, conhecido como hormônio do estresse e que promove o ganho de peso, diminua. Dessa forma, quando testosterona e cortisol atuam de forma equilibrada no organismo, o resultado que se tem é aquele que muitos frequentadores de academia buscam: perda de gordura e ganho de massa magra.

Mas para quem quer se aproveitar dos benefícios da testosterona e tê-la como aliada das atividades físicas para ganhar massa muscular, a dica é buscar acompanhamento profissional. Níveis muito elevados da substância no organismo podem gerar problemas no metabolismo e comprometer a saúde. Endocrinologistas ou nutricionistas auxiliam na escolha de produtos e alimentos para uma dieta equilibrada, enquanto educadores físicos podem estabelecer uma rotina de treino eficaz para o ganho de massa corporal.

Mas lembre-se: a testosterona não fará o trabalho sozinha. Junte a ela uma boa dose de disciplina, tanto nos treinos quanto na alimentação, além de descanso entre os dias de prática de exercícios físicos e, com certeza, os resultados serão alcançados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *