Suplementos

Catabolismo: Entenda melhor esse processo e como ele pode ser prejudicial para o seu treino!

Para quem faz academia, não basta somente carregar pesos e esperar que os resultados surjam. Sua alimentação, seus hábitos, sua genética… Tudo influencia no seu desempenho na musculação, principalmente o seu metabolismo. E é por isso que hoje iremos falar de um processo do corpo, que apesar de ser natural, pode atrapalhar seus objetivos: o catabolismo.

Você não sabe o que é esse processo e como evitar o catabolismo? Confira o artigo de hoje e entenda mais sobre esse assunto!

Afinal, o que é o catabolismo?

Também chamado de metacatabolismo, esse é um fenômeno natural do corpo humano, em que ocorre um processamento de tudo que ingerimos para transformar a matéria em energia.

Acontece que nesse processo várias substâncias são quebradas no corpo, como, por exemplo, ácidos nucleicos, proteínas e polissacarídeos, pois são esses compostos que possuem maior energia.

A partir da quebra dessas moléculas grandes e complexas, elas são transformadas em pequenas cadeias mais simples. Portanto, o catabolismo é uma forma destrutiva de processo no corpo, que “decompõe” suas moléculas maiores em moléculas menores.

É importante entender que o catabolismo é um processo natural no corpo, que contribui para o correto funcionamento do metabolismo, mas ele também utiliza suas reservas de energia para acontecer, o que pode ser ruim para seu treino na musculação. Entenda o porquê abaixo.

Qual a relação do catabolismo com a massa muscular?

O problema do catabolismo acontecer é que para as pessoas que já praticam exercícios com o objetivo de ganhar massa magra, o que vai acontecer é exatamente o contrário.

Se a pessoa sofre muito catabolismo no organismo, ela vai perceber uma diminuição da sua disposição para os exercícios e ainda vai perder muita massa muscular, o que é péssimo para quem tem o objetivo de ganhar músculos e “crescer”.

Portanto, é ideal adotar novos hábitos para evitar o catabolismo constante, saiba como a seguir.

Como posso evitar?

O catabolismo não ocorre somente durante a realização de exercícios, mas sim em qualquer tarefa que altere os níveis de cortisol no corpo. Portanto, algumas formas de evitar é controlando seu estresse e não fazendo jejum.

Outras dicas são:

  • Alimentar-se de maneira correta, a cada 3 horas, sem pular refeições e ficar muito tempo sem comer;
  • Descansar o corpo logo após finalizar seus exercícios;
  • Nunca praticar exercícios excessivamente;
  • Ter boas noites de sono;
  • Meditar (pode ajudar no controle do estresse);
  • Consumir carboidratos de baixo índice glicêmico antes de iniciar a musculação;
  • Após o exercício, dê preferência a carboidratos de alto índice glicêmico;
  • Não corte as gorduras da sua dieta, elas são excelentes para guardar energia. Garanta na sua alimentação pelo menos 20% de gorduras boas;
  • Tome suplementos, principalmente se você treina muito pesado;
  • Consuma mais vitamina C, além de evitar o catabolismo, ela aumenta os níveis da testosterona no corpo e contribui para a hipertrofia muscular;
  • Corte o álcool da sua dieta. Ingerir bebidas alcoólicas, além de causar ressaca e reduzir sua energia, atrapalha o ganho de massa muscular, limitando seu desenvolvimento muscular.

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe com quem também quer ter mais massa magra!

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *