Saúde

Plantas medicinais: Conheça algumas das espécies com mais benefícios para o organismo humano!

As plantas medicinais são muito utilizadas atualmente, pois elas podem ajudar a tratar vários problemas de saúde e ainda ajudam a melhorar a qualidade de vida da pessoa. Mas com tantas plantas medicinais a nossa disposição é comum que muitas vezes nós fiquemos em dúvida sobre para que elas servem e quais são os benefícios que podem trazer, e foi por isso que eu preparei esse artigo.

Continue conosco e confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as plantas medicinais.

Garcinia Cambogia

A garcínia é uma excelente planta medicinal que ajuda a tratar vários problemas de saúde, como a constipação, reumatismo, disenteria e úlcera. Além do mais, essa planta também auxilia no emagrecimento e ajuda a melhorar o sistema imunológico.

Essa planta asiática emagrecedora pode ser usada tanto em forma de chá como em forma de cápsula a depender do gosto da pessoa, no entanto não são todas as pessoas que podem usá-las, pois ela poderá trazer graves efeitos colaterais.

Essa planta não deve ser usada por mulheres grávidas, crianças ou pessoas com diabetes. O ideal é consultar um médico antes de começar a usar a garcínia.

Ervas medicinais

Conhecer algumas ervas medicinais pode ser fundamental, pois elas possuem excelentes propriedades que podem fazer muito bem ao indivíduo. Algumas excelentes ervas medicinais são:

Cidreira

A cidreira é uma excelente erva que ajuda a acabar com a insônia, aliviar problemas gastrointestinais e dores de cabeça, além do mais, ela também possui propriedades calmantes, sedativas e analgésicas, por isso seu chá pode ser usado em várias situações de dor ou mal estar.

Guaraná

Muitas pessoas não sabem, mas a folha de guaraná pode ajudar a dar fim no esgotamento físico e emocional, pode ajudar a melhorar o funcionamento das funções cerebrais e auxiliar até mesmo no tratamento da depressão.

Camomila

A camomila é uma das plantas medicinais mais conhecidas, e não é para menos, pois ela age como um excelente calmante natural e pode ajudar a combater dor de dente, enxaqueca, enjoos, insônia e até mesmo ajuda a tonificar a pele.

alcachofra plantas medicinais

Quais são as melhores plantas medicinais brasileiras?

O Brasil é um país de grande extensão territorial, e por isso é possível encontrar muitas plantas medicinais no país. Algumas das mais usadas atualmente são:

  • Alcachofra
  • Alecrim
  • Arruda
  • Babosa
  • Boldo
  • Capim-limão
  • Carqueja
  • Quebra-pedra

Utilizar essas plantas pode fazer com que você tenha vários benefícios em seu corpo e até mesmo em sua mente.

Benefícios de usar plantas medicinais

Como já mencionamos acima, as plantas medicinais trazem muitos benefícios aos indivíduos, como podemos destacar:

  • Ação calmante
  • Ajuda a melhorar o sistema imunológico
  • Ajuda a aliviar dores como cólicas, dor de dente, enxaquecas etc.
  • Ajuda a combater a insônia
  • Melhora problemas gastrointestinais

Os benefícios das plantas medicinais podem variar de planta para planta, por isso é importante que você as conheça bem antes de usar. Além do mais, mesmo trazendo muitos benefícios algumas dessas plantas possuem contraindicações, por isso consultar um médico antes de usá-las é fundamental.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre as plantas medicinais e o seus benefícios, deixe-nos um comentário que assim que for possível nós iremos responder você!

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *