Saúde

Isotônico: Saiba o que eles são e se fazem bem ou mal à saúde!

O isotônico são bebidas muito comuns em nosso dia a dia, mas que a grande maioria das pessoas não sabe exatamente para o que serve. Ao contrário do que muitos pensam, eles não são usados para “substituir” refrigerantes ou outras bebidas pouco saudáveis. Na verdade, os isotônicos têm uma função muito mais ampla e complexa: a hidratação.

Eles podem ser ingeridos de diferentes formas e em cenários variados. Veja agora, o que são os isotônicos!

O que é isotônico?

Os isotônicos são uma bebida esportiva, que tem como principal objetivo, repor rapidamente nutrientes que são perdidos principalmente, durante a prática de exercícios. Os isotônicos são formados por um grupo de nutrientes conhecidos como eletrólitos. Os eletrólitos são o sódio, potássio, magnésio, sulfato, bicarbonato, cloreto e cálcio. Basicamente, estes nutrientes tem a função de regular diversas funções em nosso organismo, como as contrações musculares, a temperatura corporal e controle do líquido intra e extracelular.

Como estes nutrientes podem ser usados de forma intensa durante a prática de atividades físicas, o isotônico é a bebida esportiva específica para repô-los, sem que haja prejuízos para o desempenho ou a saúde.

Para que serve o isotônico?

Neste contexto, os isotônicos são de grande importância. Por exemplo, um corredor, pode melhorar sua performance, evitar câimbras e a desidratação, se ingerir o isotônico da forma correta.

Principalmente em dias quentes, é muito importante a utilização de isotônico durante a prática de atividades físicas mais intensas. Quanto maior a temperatura ou então, maior o desgaste energético, mais importante se torna a ingestão de isotônicos. Mas isso pode ser diretamente influenciado por outros pontos.

Pensando em termos de desempenho e melhora no conforto da prática de exercícios, nem sempre os isotônicos são indispensáveis. Há alguns casos, onde eles não trazem uma real necessidade. Em atividades leves, por exemplo, não há necessidade de sua utilização. Da mesma maneira, em atividades curtas, também não há necessidade.

Mas e tomar isotônicos no dia a dia, é importante? Ele pode fazer mal ou engordar?

isotônico engorda ou emagrece?Isotônico engorda?

Depende de cada caso. Ele não é uma bebida para ser ingerida de qualquer forma, por pessoas que não estejam pelo menos, praticando alguma atividade física. Porém, ele não é tão determinante na dieta, em termos calóricos. Em média, o isotônico tem 6% de carboidratos (açúcar) o que não é muito, se ingerido de forma controlada.

Mas isso, se formos tomar como parâmetro uma quantidade pequena de isotônico. Se você tomar 400 ml de isotônico, por exemplo, terá ingerido uma quantidade de 24 gramas de carboidratos. Isso, em uma dieta, é bastante. Por isso, os isotônicos engordam apenas se ingeridos em grandes quantidades.

Isotônico faz mal?

Se tomado da forma correta, não. Porém, como ele possui eletrólitos, entre eles, o sódio, é preciso tomar alguns cuidados. Pessoas com hipertensão, por exemplo, devem evitar a sua ingestão.

Da mesma forma, não há razão para uma pessoa que não se exercite, ingerir isotônico. Por isso, equilíbrio é fundamental!

Estas são algumas das informações relevantes sobre os isotônicos. Tome-o com cautela e apenas se for necessário.

 

Compart. 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *