Saúde

Dor ao urinar: O que pode ser? Saiba mais informações aqui e previna-se!

A dor ao urinar é um sintoma que faz parte da vida de muitas pessoas, e embora algumas pensem que isso é normal, não é. Essa dor normalmente pode estar associada a uma infecção urinária e geralmente o maior número de casos pode ser visto em mulheres. Contudo, nem sempre a dor ao urinar é relacionada a infecção, ela pode ser sintomas de vários outros problemas, e por isso é importante descobrir sua causa.

Tá sentido dor ao urinar, mas não sabe o que pode estar gerando esse problema? Então esse artigo é para você, continue conosco e confira tudo a seguir!

O que pode ser?

A dor ao urinar é um problema que pode ser causado por vários fatores, veja abaixo quais são os principais:

Pielonefrite

A Pielonefrite é a infecção dos rins, e ela poderá trazer outros sintomas como dor nas costas, febre e até mesmo um mau cheiro na urina.

Endometriose

A endometriose é uma doença bastante dolorosa e que pode afetar pessoas de várias idades, pois essa doença é quando o crescimento do endométrio ocorre em outros locais como ovários, bexiga, intestino e abdômen.

Quando a endometriose é na bexiga, entre um dos seus principais sintomas tem-se a dor ao urinar, sendo que muitas vezes é comum o diagnostico da doença ser confundido com uma infecção urinária.

Se ao ser diagnosticado como infecção urinária e fizer o tratamento correto com antibióticos e a dor não passar, pode ser sinal de que a pessoa possui endometriose.

Pedra nos rins

Quando a pessoa está com pedra nos rins ela terá dificuldade ao urinar e poderá até mesmo sentir dor.

Gonorreia

A gonorreia é uma DST que pode afetar homens e mulheres e alguns dos seus principais sintomas são a dor ao urinar, febre e queimação na uretra.

Vulvovaginite

Esse problema irá aparecer apenas nas mulheres, pois ele consiste na inflamação da vulva, e entre os seus sintomas estão a dor ao urinar, febre alta e sangramento vaginal.

Câncer

Quando a pessoa está com câncer no útero, bexiga ou próstata pode ser que ela sinta dor ao urinar quando o tumor estiver crescendo.

Infecção urinária

Uma das causas mais comuns da dor ao urinar é a infecção urinária, um problema que atinge principalmente as mulheres  e que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, sendo mais comum seu aparecimento na bexiga e na uretra.

Essa infecção é causada por bactérias que entram pela uretra e se multiplicam na bexiga. Na maioria das vezes o tratamento é feito apenas com o uso de antibióticos.

 Cistite

A cistite é um tipo de infecção bacteriana que pode ocorrer no trato urinário inferior ou na bexiga. Embora essa doença possa ser ocasionada por relações sexuais, até mesmo pessoas que não são sexualmente ativas desenvolvem a doença.

A maioria das mulheres poderá ter cistite devido a anatomia do seu corpo, pois existe uma distância pequena entre a uretra do ânus e a abertura uretral.

Ainda ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *