Saúde

Como evitar DST: Dicas de prevenção, exames e tudo o mais!

A DST, doença sexualmente transmissível, consiste em uma doença que afeta milhões de pessoas espalhados pelo mundo. Ninguém está imune a essa doença e ela pode trazer graves consequências a quem a possui e por isso a melhor forma de erradicá-la é prevenindo. Se você deseja saber como evitar DSTs este artigo é para você.

A seguir eu irei falar algumas dicas excelentes para você evitar essa doença. Continue conosco e confira!

Dicas para prevenir

Conforme mencionamos acima, se você deseja evitar as DSTs o ideal é que você se previna, e por isso a seguir eu separei algumas dicas que podem te ajudar neste processo.

Faça exames para evitar DST

Você deverá fazer exames regulares para conseguir se prevenir. Alguns exames que você deverá fazer são o exame para SIDA, exame para clamídia e gonorreia, exame para hepatite B e para sífilis. É importante que os homens também façam os exames, não apenas as mulheres.

Tome vacina

Atualmente você poderá tomar vacinas para prevenir a infecção pelo vírus HPV e Hepatite. O ideal é que as pessoas tomem esta vacina antes de iniciar a sua vida sexual, caso isso não ocorra elas ainda poderão tomar a vacina após o início desta atividade.


Saiba como identificar os sinais de candidíase 


Não tenha muitos parceiros

Quando você possui poucos parceiros sexuais a suas chances de contrair uma DST diminuem. Mas é importante dizer que isso não irá garantir que você não tenha doença, por isso o ideal é que você e seu parceiro façam exames médicos para descobrir se não possuem nenhum tipo de doença sexualmente transmissível.

Use camisinha

Uma das melhores formas de como evitar DSTs é usando camisinha. Você deverá usá-la no sexo vaginal, oral e anal para conseguir evitar essas doenças.

Mas é importante que você tome alguns cuidados ao usar a camisinha. Você deverá verificar a data de validade, ter cuidado na hora de abrir a embalagem, evitar usar lubrificantes que contém óleo e ao retira-la do pênis tenha cuidado para que o esperma não caia.

Essas são algumas das principais formas de como evitar DSTs, no entanto, existem outras formas de prevenir a doença. Fique atento, pois alguns tipos de DSTs são muito graves.

camisinha

Quais as principais DSTs?

Existem muitos tipos de doenças sexualmente transmissíveis, por isso se prevenir é fundamental. A seguir eu separei algumas das principais DSTs, confira:

  • Clamídia: É uma infecção causada por bactéria e que pode atingir os órgãos sexuais do homem e da mulher.
  • Gonorreia: Infecção causada por bactéria que pode afetar o colo do útero, o canal vaginal, os olhos e a garganta.
  • HPV: Pode ser causada por diversos tipos do Human Papillomavirus.
  • Sífilis: É uma infecção causada por bactéria e seus sintomas costumam afetar os órgãos sexuais.
  • Herpes genital: É uma infecção causada por vírus e que não tem cura.
  • AIDS: É uma síndrome causada por vírus que atacam o sistema imunológico.

Ainda ficou alguma dúvida sobre como evitar DSTs? Pois então deixe-nos um comentário que assim que possível nós iremos responder você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *