Saúde

Colesterol ruim: Descubra como regular os níveis do LDL no seu corpo!

Para que o nosso corpo funcione perfeitamente é fundamental que nós tenhamos o controle do colesterol a fim de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol. No entanto, muitas pessoas tem o mau colesterol elevado sem ao menos saber, e por isso conhecer os sintomas deste problema é fundamental.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o LDL, esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo sobre ele. Confira!

Alimentação para reduzir…

Alguns alimentos que podem te ajudar a reduzir o mau colesterol são:

  • Leite e iogurte desnatado
  • Carnes vermelhas cozidas ou grelhadas
  • Frutas
  • Sucos de frutas naturais
  • Garcinia Cambogia (uma planta emagrecedora)
  • Legumes
  • Hortaliças

Quais são os sintomas do colesterol ruim?

Veja abaixo alguns dos principais sintomas do colesterol ruim:

  • Inflamação e dormência nas pontas dos dedos

A inflamação e a sensação de dormência nas extremidades é um dos sintomas iniciais que indicam que os níveis de colesterol ruim estão alto, isso acontece porque o próprio colesterol acumula e impede a circulação sanguínea adequada naquela área, diminuindo a transferência de oxigênio e dos nutrientes até os músculos que estão mais distantes do coração, no caso os dedos, as mãos, os pés e etc.

  • Halitose

Outro sintoma que muitas pessoas deixam passar despercebidos por não acreditar na ligação com o mau colesterol, é o mau hálito e a secura na boca. Isso acontece porque o colesterol é secretado pelo fígado e o seu acúmulo gera dificuldade no processo digestivo que por sua vez se manifesta através da secura e de odor desagradável constantemente na boca, fazendo com que muitas pessoas permaneçam com mau hálito mesmo após acabar de fazer a higienização da boca.

  • Fraqueza e fadiga anormal

A fraqueza e a fadiga são sinais de diversos problemas, como deficiências nutricionais, excesso de atividade física, doenças entre outros, porém quando se mantém a fraqueza e a fadiga por um tempo que não é normal, elas poderão estar associadas ao alto nível de colesterol ruim no sangue.

  • Problemas de pele

Outro sintoma que muitas pessoas apresentam e não acreditam ter ligação com o colesterol ruim alto, é a urticária, problema de pele caracterizado por manchas avermelhadas e inflamações que normalmente causam a sensação de coceira extrema, que acontece devido o corpo não conseguir regular os níveis de colesterol no organismo.

Quais são as causas de ter o colesterol ruim elevado?

O colesterol ruim poderá ser causado devido à má alimentação e também fatores genéticos, já que muitas pessoas apresentam a pré-disposição para metabolizar mais colesterol ruim do que outras, pré-disposição esta que fica armazenada no DNA, sendo frequentemente passadas de pais para filhos.

Além disso, o peso, a idade e o sexo, são fatores que influenciam no surgimento do colesterol ruim alto. Mulheres depois da menopausa tendem a ter os níveis de colesterol mais alto, e homens à medida que vão envelhecendo também possuem maior taxa de colesterol no sangue, acreditando-se que pelo fato do fígado não conseguir mais executar a sua tarefa com tanta facilidade.

Ainda ficou alguma dúvida sobre esse artigo? Deixe-nos um comentário que assim que for possível responderemos você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *