Maternidade

Ovulação: Como saber qual o período? Como fazer o teste? Saiba aqui!

A ovulação é um momento muito importante do ciclo menstrual da mulher, pois é nesse período que ela se encontra fértil e possui chances de engravidar. Mas embora a ovulação seja comum entre as mulheres, é muito comum que elas ainda tenham várias dúvidas sobre o seu funcionamento.

Se você também possui dúvidas sobre a ovulação e deseja saber mais sobre o assunto, esse artigo é para você, continue conosco e confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre ela!

Teste

O teste de ovulação é um teste que foi desenvolvido para ajudar a mulher, a saber, quanto ela está em seu período fértil, sendo que ele é muito indicado para as mulheres que desejam engravidar, assim elas poderão ter relações sexuais no momento que estiver ovulando para conseguir obter sucesso.

O teste de ovulação de farmácia pode ser encontrado em duas formas, em bastão ou digital. Para fazer o teste de bastão a mulher deve molhar o bastão com saliva  e esperar alguns minutinhos. Se ela estiver no período fértil ele irá mudar de cor.

Já no teste digital a mulher também deve colocar o bastão mergulhado na urina ou na saliva e esperar alguns minutinhos. Se aparecer uma carinha feliz no visor é por que ela está no período fértil, caso contrário aparecerá apenas um circulo vazio.

Na maioria das vezes vem 5 testes em uma caixa, assim a mulher deve fazer os testes por alguns dias seguidos para saber quando as suas chances de engravidar são maiores.

Precoce

A ovulação precoce ocorre quando a mulher ovula antes do período em que ela deveria ovular. Ou seja, uma mulher com um ciclo menstrual regular de 28 dias costuma ovular no 14° dia, mas se ela tiver uma ovulação precoce ela irá ovular antes, logo após a sua menstruação.

Geralmente quando a mulher possui ovulação precoce ela costuma ovular entre o 8 ou 10 dias após a menstruação.

Alguns fatores que podem levar a ovulação precoce são:

  • Alterações nos hormônios estrógeno e progesterona
  • Estresse
  • Problemas no hipotálamo
  • Alterações no ritmo de vida
  • Idade

O ideal é que a mulher procure um médico para que ele possa dizer se ela está ou não com ovulação precoce e realize o tratamento adequado para regularizar a ovulação.

Causa dor

É muito comum as mulheres ficarem em dúvidas se a ovulação causa dor e é possível dizer que sim, a dor da ovulação é muito conhecida como dor do meio, pois ela traz dores no meio do ciclo.

Geralmente a dor causada durante a ovulação consiste em dores abdominais, além do mais é comum que a mulher também tenha secreção vaginal clara e sensação de aumento de peso.

O desconforto abdominal durante a ovulação pode ser sentido tanto do lado direito como no lado esquerdo do útero.

O ideal é que a mulher olhe a data da última menstruação para saber se a dor que ela está sentindo é oriunda da ovulação.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *