Maternidade

Etapas da gravidez: Entenda como o bebê se forma dentro da mulher!

Quer entender melhor as etapas de uma gravidez? Nesse post selecionamos passo a passo como ocorre esse processo maravilhoso da natureza e iremos tirar todas as suas dúvidas.

Conheça tudo sobre a ovulação, nidação e muito mais… Leia tudo aqui.

Menstruação

Chegada a adolescência, toda menina sabe que um dia irá menstruar, ou quando se depara com o processo normal do corpo, toma os devidos cuidados, mas muitas vezes não entende realmente porque ele ocorre.

A menstruação é o corpo da mulher descamando todo o útero uma vez que ele liberou um ovócito, mas ele não foi fecundado. Assim, não há necessidade do corpo guardar o ovócito lá dentro, pois ele tem um limite de vida, então ele literalmente o expulsa. A expulsão ocorre através do sangue menstrual, por isso, quando uma mulher engravida, o sangue não desce.

Período fértil

Os homens produzem milhares de espermatozoide por dia, que são pequenos locomotores capazes de se unir com um ovócito e gerar uma nova vida. Ao contrário deles, as mulheres liberam apenas um ovócito por mês e dentro de alguns dias específicos. Esses dias são o chamado período fértil, que dura de três a sete dias no máximo e é o momento ideal para se engravidar, pois o ovário liberou o ovócito e ele fica lá: prontinho esperando para ser fecundado.

Ovulação

A ovulação é o ápice do período fértil, o dia em que o ovócito amadurece dentro do ovário e é liberado pelas trompas de falópio até chegar no útero. Caso o espermatozoide tenha conseguido cumprir seu trajeto e realmente fecundou a futura mamãe, dentro de sete dias ocorrerá um outro processo natural: a nidação. Esse fenômeno é o momento que o óvulo sai das trompas e segue em direção ao útero, se acoplando em suas paredes. Apesar de ser um processo natural e invisível para nós, a nidação causa pequenos sintomas na mulher que é mãe. Muitas delas percebem um leve sangramento: é um sinal que o espermatozoide acaba de se instalar no endométrio e vai começar a se tornar embrião.

1º mês

Após ocorrer o processo de nidação, não existe mais um óvulo e sim um feto. No primeiro mês da gestação, o feto é apenas um emaranhado de células se dividindo milhares de vezes consecutivas. Enquanto isso, a placenta começa a se formar em volta do pequeno e envolve o embrião com um líquido amniótico. Esse líquido é extremamente importante na gestação, pois serve como uma camada de proteção contra quedas na barriga da mãe.

2º mês

Agora o coraçãozinho do embrião já está formado e bate muito rápido, mais ou menos 150 vezes por minuto. É aí que o sistema nervoso começa a se formar, ou seja, o feto começa a criar sua capacidade de sentir dores. Seu sistema digestivo, o circulatório e o respiratório também estão se preparando. Então começa a surgir os traços do nariz, boca, braços, pernas e olhos.

3º mês

Esse é um dos momentos mais importantes na gravidez. Você já ouviu ou conheceu alguma mulher que só anunciou sua gestação após o terceiro mês, não é mesmo? Isso é porque nesse momento o esqueleto do feto é formado e isso determina se o desenvolvimento da gestação foi saudável ou não. A partir daí, está tudo certo.

O bebê começará a se movimentar, fazer movimentos de sugar e engolir e também começa a perceber alterações de luz, além de sentir gostos doces e amargos…

Depois disso, ocorre toda a formação normal dos cabelos, a capacidade de escutar, abrir os olhos e por aí vai… Até que no nono mês o bebê já controla sua respiração e tem todos os seus órgãos formados. Pronto para nascer!

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *