Maternidade

Como engravidar aos 40 anos: Veja dicas para ter um bebê sem complicações nessa idade!

Algumas mulheres possuem o sonho de se tornarem mães, mas isso nem sempre é possível quando se é jovem demais. Afinal, uma criança requer gastos por pelo menos 20 anos da sua vida e é uma responsabilidade eterna. Por isso, se você finalmente se sente segura e quer saber como engravidar aos 40 anos, veja o artigo de hoje!

Hoje iremos falar um pouco sobre como engravidar aos 40 anos com segurança e saúde. Confira!

Como engravidar aos 40 anos naturalmente?

Em primeiro lugar, a mulher que quer engravidar aos 40 anos deve correr contra o tempo. A qualquer momento pode estar chegando sua menopausa e com isso a impossibilidade de produzir mais óvulos. Portanto, comece imediatamente a tentar.

Algumas dicas para fazer isso naturalmente é cortar imediatamente o anticoncepcional, apostar em posições para engravidar, seguir sua tabelinha e sempre ter relações sexuais durante o período fértil, além de outras técnicas, como:

  • Pare de usar quaisquer contraceptivos;
  • Faça sexo com mais frequência entre o 8º e o 19º dia do seu ciclo;
  • Monitore seu muco cervical e sempre que ele estiver fino e elástico, como uma clara de ovo, é momento de ter relações;
  • Compre um kit de teste de ovulação;
  • Mantenha uma alimentação adequada e hábitos saudáveis;
  • Corte o consumo de álcool e o cigarro;
  • Faça terapias de relaxamento como a meditação, yoga ou outras técnicas para combater o estresse;

Tente esses hábitos por aproximadamente 6 meses e caso você não consiga engravidar dentro desse período, não espere mais. Vá a um médico e descubra se você sofre de infertilidade e se ainda é possível engravidar.

gemeos representando como engravidar aos 40 anos de gemeos

E de gêmeos?

Se você está tentando engravidar de gêmeos aos 40 anos, saiba que essa possibilidade já é suficientemente grande sem a necessidade de nenhum tratamento medicinal.

O maior número de gestações de gêmeos ocorre com mulheres acima dos 40 anos, pois pelo fato de o sistema reprodutor delas estar com o número de folículos reduzido, ele pode apresentar falhas. Em uma dessas falhas, é possível que a mulher libere dois óvulos em um mês ou que seu óvulo fecundado se divida e forme gêmeos idênticos.

Por esse mesmo motivo, não é possível controlar ou aumentar as chances de engravidar de gêmeos, pois teoricamente essas crianças são fruto de uma mutação genética que pode ocorrer a qualquer momento sem nenhuma explicação plausível ou interferência externa.

É arriscado engravidar aos 40 anos?

Muitas mulheres se questionam sobre os riscos de engravidar aos 40 anos. Esses riscos realmente existem, mas podem ser reduzidos caso a mulher tenha uma alimentação e hábitos saudáveis.

Alguns dos principais riscos são:

  • Os óvulos estão envelhecidos, aumentando os riscos de malformação no bebê;
  • Aumentam as chances de aborto espontâneo;
  • Maiores chances de desenvolver diabetes gestacional;
  • Riscos de eclâmpsia;
  • Chances do bebê nascer prematuramente;
  • Mais risco do bebê nascer com Trissomia 21 ou Síndrome de Down;
  • Chances de desenvolver endometriose.

Se você quer mesmo engravidar com essa idade, o ideal é fazer consultas ao médico até 3 vezes no mês para realizar os exames e tratamentos de pré-natal necessários para evitar esses riscos.

Somente com o acompanhamento médico você minimiza os riscos da gestação e passa por todos os processos tranquilamente.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *