Educação

Direito: Saiba tudo sobre esse curso e como ingressar!

Uma das faculdades de graduação mais procuradas no Brasil é a de direito. Essa profissão possui um vasto campo de atuação, e por isso, a cada dia que se passa aumenta mais o numero de estudantes que desejam realizar essa profissão. Muito se engana quem pensa que estudar direito é apenas para ser advogado. O profissional formado em direito poderá advogar, ser juiz, promotor, jurista, procurador, delegado, professor universitário e várias outras coisas, desde que seja competente e goste do que faça.

O direito é bastante abrangente e possui vários campos de atuação como:

  • Administrativo;
  • Ambiental;
  • Civil;
  • Consumidor;
  • Constitucional;
  • Empresarial;
  • Internacional;
  • Militar;
  • Penal;
  • Trabalhista;
  • Tributário.

Assim, o profissional formado em direito deverá escolher um desses campos de atuação para se especializar.

Como é a faculdade?

A faculdade de direito dura em média 5 anos. No Brasil existem atualmente mais de 1000 faculdades de direito, sendo que por ano formam-se aproximadamente 90.000 alunos, um numero relativamente grande se comparado com outros cursos. Ao longo de todos os anos são ofertadas mais de 218.000 vagas para essa graduação, sendo que chega a existir cerca de 2,86 candidatos por vaga.

A faculdade de direito possui uma grade de humanas, voltada para o ramo jurídico, porém, pode haver alguns pequenos cálculos principalmente quando o estudante começa a estudar os direitos trabalhistas, mas em sua maioria a faculdade cobra muito a leitura dos alunos que devem sempre estar atento a todas as leis existentes na constituição. O curso é excelente e proporciona muita sabedoria ao estudante.

Quanto ganha?

O salário de um profissional formado em Direito pode ser bastante atrativo, mas isso depende principalmente do próprio formado, visto que o salário aumenta conforme as especializações que cada pessoa possui. Veja a seguir os valores aproximados que um profissional formado em direito poderá ganhar:

Salário inicial

Entre 1.000,00 (pequenos escritórios) a 3.000,00 (em grandes escritórios ou empresas);

Salário intermediário:

Cerca de 4.000,00 a 6.000,00 em pequenas empresas, valor que poderá ir até a 7.000,00 em grandes empresas.

Salário no auge

Esse é o salário mais almejado, porém, para chegar nele é necessário muito esforço e muito estudo. No auge da carreira é possível um profissional formado em direito ganhar cerca de 25.000,00 em pequenas empresas, valor que pode chegar até a 45.000,00 se o profissional estiver trabalhando em empresas de grande porte.

Concurso publico

Um dos maiores desejos do graduando nessa área é passar em um concurso publico, visto que os salários desses profissionais possuem valores altíssimos conforme o cargo, e ainda possuem grande estabilidade no emprego, não precisando preocupar-se em perdê-lo facilmente.

O valor que um juiz no auge de sua carreira poderá receber pode chegar a um valor entre 45.000,00 até a 65.000,00, um valor relativamente alto para um pais como o Brasil. É por isso que esse é um dos cargos mais desejados pelos estudantes de direito.

Como pode ser visto, é necessário bastante estudo e dedicação para quem deseja cursar essa graduação, para que possa obter sucesso posteriormente.

 

Compart. 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *