Educação

Como estudar para concurso: As melhores dicas para você alcançar seu sonho e passar na prova!

Hoje no Brasil muitas pessoas perderam as perspectivas de trabalhar como um CLT, indo 8 horas por dia ao emprego, perdendo mais duas horas dentro do ônibus e ficando extremamente cansado. O que muita gente faz é se esforçar para passar em um concurso público. Assim, você tem um emprego garantido, com um bom salário e não trabalha tanto. É realmente um ótimo ideal, mas se você não souber como estudar para o concurso corretamente, pode acabar perdendo tempo de estudo e dinheiro no investimento.

Por isso separamos algumas dicas para você estudar da maneira adequada e alcançar seu sonho de passar naquela prova. Quer saber quais são? Continue lendo nosso artigo e siga os passos.

Siga algum método

Para começo de conversa, não comece estudando de qualquer jeito, em qualquer hora com qualquer metodologia. Cada pessoa aprende melhor de uma forma. Algumas pessoas, por exemplo, entendem melhor um conteúdo quando leem ele e marcam as coisas importantes em um texto, em algo físico. Já outras entendem melhor a matéria quando assistem a algum vídeo e veem as coisas visuais do conteúdo. Portanto, entenda qual é o melhor método para você entender, se é lendo, escrevendo, ouvindo, vendo etc…

Uma boa forma de fazer isso é contratando algum programa de metologia para estudos, como o Guia do Concurso Público, que foi idealizado pelo Kalebe Dionísio e tem uma metodologia voltada para um estudo adequado seguindo etapas, esquemas e resumos.

Foque em uma área

O maior erro de quem quer fazer um concurso é a pessoa ficar desesperada para conseguir seu emprego garantido e sair atirando para todos os lados. Entenda que ninguém é multitarefas e bom em absolutamente qualquer área de conhecimento. Além disso, se você aceitar qualquer concurso em que passar, pode acabar trabalhando em algo que não gosta e ficar tão frustrado quanto era no seu trabalho normal.

Portanto, uma dica é: foque em uma área de conhecimento e estude para apenas um concurso: seja de bombeiro, policial, química etc. Entenda no que você é melhor e foque em uma área. Assim você irá produzir melhor e mais em pouco tempo.

Estabeleça uma rotina

Seja organizado e estabeleça uma rotina para os seus estudos. Você já notou que fazemos algumas coisas sem decidirmos isso racionalmente? Por exemplo, todos os dias você se levanta e realmente pensa que precisa escovar seus dentes e lavar o seu rosto? Não. Nós estabelecemos esse hábito ao longo da vida.

Da mesma forma, você pode ter o hábito de estudar se desenvolver isso. Uma forma de estabelecer seus hábitos é possuindo uma rotina. Defina horários diários para seus estudos e nunca ultrapasse seus limites, reconheça quando estiver cansado e pare para descansar a mente. Seu cérebro absorve melhor a informação quando tem um tempo para descansar, seja distraindo, dormindo ou relaxando.

Estude adequadamente

Como dissemos anteriormente: reconheça seus limites. Não caia na ideia de quem diz que para se passar em um concurso é necessário estudar 12 horas por dia. Os resultados ideais acontecem quando você estuda adequadamente e em diversas plataformas diferentes.

Por exemplo, a gente não agrega conhecimento apenas lendo textos. Você pode assistir a séries relacionadas a matéria, ver documentários, ouvir podcasts e assim ir variando sua forma de estudo para que ela possa se distribuir durante o dia de maneira flexível e dinâmica.

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *