dicas

Segunda via de certidão de casamento: Saiba como tirar!

A certidão de casamento é um documento muito importante que um casal adquire no momento em que faz um casamento no cartório. A partir desse momento este documento poderá ser solicitado para diversos tipos de transação que uma das partes vá fazer, mas e quando é perdida a certidão de casamento? O que fazer?

É muito comum que as pessoas percam os seus documentos, principalmente a certidão de casamento, que acaba ficando no fundo do guarda roupa até que você precise dela, e é por isso que eu preparei esse artigo sobre como tirar segunda via da certidão de casamento. Se você também possui essa dúvida, confira a seguir!

Como tirar?

Não é muito difícil alguém estar desesperado por que precisa da certidão de casamento para comprovar o matrimonio e não sabe onde esse documento se encontra, e é por isso que você pode tirar a segunda via dele.

Atualmente qualquer cartório pode emitir a segunda via de certidão de casamento e você não precisa mais recorrer apenas ao cartório em que você realizou o matrimonio.

Para isso é necessário apenas que você procure o cartório mais próximo e faça a solicitação, para isso você deverá levar os seus documentos e o do seu marido, e é claro, os dados do cartório onde a união foi feita.

Quanto custa?

O valor da taxa de segunda via de certidão de casamento pode variar conforme cada cartório, por isso não é possível dizer o valor exato, mas em geral essa segunda via fica em torno de 40 a 50 reais, conforme o estado que você se encontra.

Pode ser online?

Como muitas pessoas que se casam costumam mudar de cidade e muitas vezes até mesmo de estado, fica difícil retornar ao cartório onde foi feita a união para conseguir a segunda via da certidão e é por isso que agora é possível tirar a segunda via da certidão de casamento online, o que facilita a vida de muitas pessoas.

Para conseguir essa segunda via online você deverá acessar ao site do Cartório 24 horas, no seguinte link www.cartorio24horas.com.br, e em seguida você deverá consultar o endereço do cartório em que foi feito o seu casamento e fazer a solicitação.

Em seguida você deverá preencher seus dados e escolher a forma de entrega da certidão.

Para conseguir fazer a sua certidão você deverá pagar uma taxa, que deve ser paga pelo banco do Bradesco. A certidão pode ser entregue pelo correio, email ou pode ser retirada no cartório conforme sua preferência.

E se o cartório não estiver na lista do site acima?

Nesses casos você deverá acessar o site do cartório postal, assim você irá preencher seus dados e alguém da equipe entrará em contato com você para que você possa fazer a solicitação e em seguida efetuar o pagamento.

A certidão será entregue em seu endereço pelos correios.

Ficou alguma dúvida sobre como conseguir a segunda via de certidão de casamento? Deixe um comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *