dicas

Como fazer certidão de nascimento: Saiba como fazer a sua!

A certidão de nascimento é um documento muito importante que toda criança precisa ter, sendo que este documento deverá ser usado por ela em várias ocasiões, principalmente antes dela possuir a carteira de identidade. E é por isso que assim que nasce um bebê os pais precisam ir a um cartório para fazer o registro dessa criança. Mas se você ainda não sabe como fazer certidão de nascimento, você precisa continuar lendo esse artigo.

A seguir eu irei falar tudo sobre como fazer certidão de nascimento e o que precisa. Continue lendo e confira tudo!

Como fazer?

Fazer a certidão de nascimento é bem simples, sendo que para isso é necessário apenas que os pais da criança compareçam ao Cartório de Registro Civil após o nascimento. Eles poderão ir no cartório da cidade onde a criança nasceu ou onde residem.

Além do mais é possível fazer a certidão de nascimento com apenas um dos pais ou com os dois juntos, sendo que o mais recomendável e que o pai faça o registro, ou será necessário que a mãe tenha uma declaração de reconhecimento da paternidade, de acordo com o código civil.

Para fazer essa solicitação é necessário que os pais levem alguns documentos, que irão variar conforme a situação que os pais se encontrem. Confira a seguir:

Pais casados

  • Carteira de identidade ou de habilitação dos pais;
  • Declaração de nascido vivo;
  • Certidão de casamento.

Pais solteiros

  • Carteira de identidade ou de habilitação;
  • Declaração de nascido vivo.

Pais com menos de 16 anos

  • Carteira de identidade dos pais;
  • Carteira de identidade dos avós;
  • Declaração de nascido vivo.

No caso dos pais com menos de 16 anos, só é possível fazer o registro se eles comparecerem ao cartório acompanhado dos seus responsáveis legais.

Pai desconhecido

  • Documento de identidade da mãe;
  • Declaração nascido vivo.

Tem que pagar?

Não é necessário que os pais paguem nenhuma taxa para a emissão da primeira via da certidão de nascimento da criança, apenas a partir da segunda via dessa certidão.

Como tirar segunda via?

Se por algum motivo  você precisar tirar a segunda via da sua certidão de nascimento, o procedimento é bem simples, sendo que você possui duas maneiras de conseguir essa segunda via.

A primeira é indo até o cartório onde foi feito o registro da criança, assim você poderá solicitar essa segunda via, pagar a taxa e em pouco tempo a certidão de nascimento estará em suas mãos.

Mas se você não conseguir comparecer ao cartório onde foi feito o registro, você poderá solicitar a segunda via através da internet, de acordo com o passo a passo abaixo:

  1. Acesse ao site do cartório 24 horas.
  2. Na primeira página clique no campo “para você”.
  3. Em seguida você deverá colocar todos os dados pessoais que foram solicitados.
  4. Será emitido um boleto, que deverá ser pago para prosseguir o pedido.
  5. Dentro de alguns dias você receberá sua certidão de nascimento em sua casa.

Ficou alguma dúvida sobre como fazer certidão de nascimento? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *