dicas

Benefícios da CLT: Entenda todas as vantagens e desvantagens da carteira assinada!

Ao ser contratado de carteira assinada, o cidadão passa a ter vários direitos e também deveres. Diferentemente do sistema de estágio, ele é obrigado a bater ponto e cumprir suas horas detalhadamente, sem errar nenhuma. Também passa a ter direito à uma hora de almoço e férias remuneradas após um ano de trabalho. Mas você sabe quais são todos os benefícios da CLT? E os malefícios?

Para ficar atualizado de todos os seus direitos como trabalhador, confira nosso artigo e tire suas dúvidas!

5 benefícios da CLT

Confira agora alguns dos benefícios que todo trabalhador em CLT tem direito.

Ticket alimentação

Um dos mais vantajosos benefícios da CLT é o ticket alimentação. Esse ticket funciona como um vale que é fornecido para que o funcionário realize compras em supermercados, mercearias, padarias e varejões. No salário do funcionário há um desconto de até 20% do valor mensal (ambas as partes precisam acordar qual será o desconto) e o vale é cedido em cartão para que o colaborador realize suas compras do mês. O benefício é excelente pois o gasto com comida seria muito maior se não houvesse essa cessão por parte da empresa.

Seguro-desemprego

Diz a verdade quem diz que só quem é concursado tem estabilidade financeira realmente. Qualquer um pode ser demitido e ser pego de surpresa, principalmente quem trabalha em multinacionais. Por isso, uma vantagem da carteira assinada é a garantia do seguro-desemprego. Esse direito é cedido para todos trabalhadores que ficaram pelo menos um ano inteiro em uma companhia. Ele é oferecido por até 5 meses, mas esse período varia de acordo com a contribuição ao INSS.

DSR

A sigla acima se refere ao descanso semanal remunerado, também conhecido popularmente como folga. Esse dia de descanso deve ser obrigatoriamente cedido ao trabalhador de 8 horas diárias. A folga é remunerada e normalmente é cedida aos domingos, mas em grandes comércios e shoppings ela é organizada por escalas. Cada empresa decide o dia de acordo com sua possibilidade.

vale transporte

Vale transporte

Outra ajuda substancial e que ao contrário do ticket alimentação, é obrigatória, é o vale transporte. Ele deve ser cedido integralmente ao funcionário, podendo ser descontado até 6% do salário.

Férias

Todo trabalhador que completar 12 meses de atuação em sua empresa, tem direito ao pagamento de suas férias. Elas devem ser cedidas em 30 dias, sendo que podem ser divididas em duas partes, com uma delas tendo no mínimo 15 dias consecutivos.

O trabalhador pode perder o direito às férias caso ele se afaste do trabalho por mais de 6 meses; deixe de trabalhar por mais de 30 dias por paralisação parcial ou total do serviço; caso ele deixa o emprego e não seja readmitido em até 60 dias após sua saída.

E os malefícios da CLT?

Um dos problemas da CLT é o horário fixo, batido em ponto. Para quem era acostumado a trabalhar com estágio, essa é uma mudança brusca pois cada minuto é descontado no salário, tendo que cumprir 40 horas semanais.

Outro problema é que muitos direitos cedidos são valores tão desprezíveis que geram descontos desnecessários no salário, como é o caso do salário família. O FGTS também é um problema para quem gostaria de não pagar e é obrigado a contribuir, sendo que o valor nem sequer pode ser resgatado a qualquer momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *